Foi divulado no site EurekAlert, que na esperança de que a ciência lance um feitiço no meio local e em seus estudantes, uma equipe da Universidade de Houston está iniciando um programa que vai aproveitar a mágica da série Harry Potter para fazer ressoar em temas técnicos dentro das salas de aula.
O financiamento de quase 3 milhões da National Science Foundation será utilizado para as inovações no domínio das nanotecnologias e nanociências, por iniciativa de professores da Universidade de Houston, dos distritos escolares locais Dickinson e Galena Park, alunos de graduação da Faculdade de Engenharia de Cullen e do Colégio de Ciências Naturais e Matemática.
"Apesar de ser um adulto, a história de Harry Potter e seu mundo mágico me surpreendeu tanto como um indivíduo quanto como cientista. Claramente, a maioria das crianças e muitos outros adultos também compartilham deste fascínio. A parte importante é que vários aspectos da "magia" de Harry Potter podem ser explicados pela ciência ou serão seguramente viáveis no futuro, dada a forma como a tecnologia salta para a frente. Um exemplo que poderia facilmente traduzir-se em sala de aula, é a capa de invisibilidade de Harry. Existe uma intensa investigação em curso, com base na nanotecnologia, para criar essa camuflagem de materiais. Evidentemente, será difererente de poder desaparecer a "la Harry Potter", mas, com este exemplo, um professor pode motivar a discussão de ótica e do estudo de como a luz se propaga e comporta", disse Pradeep Sharma, professor que dirige o programa.
Os cinco anos de programa visam dar novo fôlego à matemática e ciências, numa altura em que cada vez menos estudantes americanos prosseguem nos domínios técnicos. Sharma disse que pretende incutir nos alunos paixão e criatividade, que irão conduzir uma carreira bem sucedida e, finalmente, preencher o vazio na força de trabalho americana.
Beijinhos,
Gossip Girl