CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Sucessor da série Harry Potter bate recorde de vendas


Demorou sete livros. Finalmente, na última parte da saga do famoso bruxo de óculos, Harry Potter e as Relíquias da Morte, o atrapalhado Ron Weasley tem a chance de esnobar a sabe-tudo Hermione. Quando ela recebe de herança do mago Dumbledore um livro que desconhece, é a vez do ruivo perguntar: – Você nunca ouviu falar de Os Contos de Beedle, o Bardo?

Eis que o livro revela-se essencial para Harry e seus amigos na luta decisiva contra Voldemort. Com essa estratégia de marketing genial, nascia ali o próximo sucesso editorial de J.K.Rowling. O volume completa amanhã um mês nas livrarias com o recorde de velocidade de vendas de 2008: em menos de duas semanas, 2,6 milhões de exemplares foram comercializados ao redor do globo. Como resposta a previsões pessimistas de que o fenômeno Rowling acabaria com o fim das aventuras de Potter, milhares de “trouxas” não só ouviram falar desta coletânea de cinco fábulas do mundo bruxo como o livro virou objeto de culto entre os fãs. O frenesi começou já com a notícia do lançamento de Os Contos, que teve inicialmente edição de apenas sete exemplares feitos à mão pela autora.

– No mercado editorial, as pessoas perguntavam: “Será que quem lia Harry Potter vai comprar esse livro?”. Muitos diziam que não. Quem gostava de Harry Potter gostava apenas de Harry Potter. Mas estavam errados, o nome de Rowling está consagrado – avalia o gerente de livros da Fnac Porto Alegre, Adão Dias Paz.

Apesar de abrir mão de seus personagens mais conhecidos (apenas Dumbledore aparece em deliciosos comentários), Rowling manteve seu maior trunfo: o universo de fantasia que, de acordo com a doutora em Letras Sissa Jacoby, ela ajudou a recuperar com seus livros a partir de 1997.

– Há muitos ingredientes para o fenômeno J.K. Rowling – pondera. – O principal é esse mundo paralelo, essa dupla identidade de bruxo e trouxa, que remete à dupla identidade do adolescente e à ideia de adulto-criança, que também gosta de ver desenho animado, por exemplo, e de criança-adulto, com acesso a todo tipo de informação, que vivemos hoje.

Basta alguns instantes na reunião do fã-clube Armada Hogwarts, de Porto Alegre, para ter ideia desse encanto. Na casa de uma das fundadoras, a universitária Vicky Martini, 25 anos, estavam sete integrantes – desde Wesley Pereira, 11 anos, até a avó do menino, a dona de casa Nádia Pereira, 49. Entre eles, adolescentes e jovens adultos que cresceram junto com Harry Potter. Todos inconsolavelmente órfãos do bruxinho. Enquanto os novos filmes não chegam (leia na página ao lado), Os Contos de Beedle ajudam a preencher o vazio. Eles inclusive já fizeram uma divertida adaptação em vídeo de uma das histórias, O Conto dos Três Irmãos.

– Esse livro não mata a saudade de Harry Potter. Mas não é apenas Harry que encanta, e sim o universo em que ele se encontra, e Os Contos têm esse universo mágico – diz Vicky.

– Era a cereja que faltava, o fim – acrescenta Gabriel Alves, 20.

Mas os fãs ainda apostam em um fim não tão definitivo. Afinal (quem não leu o último livro pule esta frase!), Harry Potter teve filhos que podem viver novas aventuras, e é aguardado o lançamento de uma enciclopédia sobre o mundo mágico. Se Os Contos de Beedle limitam-se a um fenômeno residual de Harry Potter ou são a prova de que Rowling terá vida longa nas prateleiras mesmo sem seu famoso protagonista, não há bola de cristal que responda. Até agora, os números indicam que a magia da escritora britânica está longe de acabar.
Fonte: zerohora.clicrbs.com.br.

Beijinhos,
Gossip Girl

0 comentários: